HAIKAI Nº 010 - Tensões na usinagem (I)
A maneira como será executada a operação de usinagem pode significar maior, ou menor, risco para a operação de têmpera do aço de um molde, ou matriz, no processo térmico. Assim, selecionar corretamente a direção, sentido e a forma do avanço da ferramenta para cortar o aço é de fundamental importância como mostrado nas figuras abaixo que retratam situações distintas de tensões induzidas na usinagem.
A Figura 1 mostra a distribuição de tensões residuais produzidas para o sentido de rotação da fresa. Nessa Figura a distribuição de tensões no campo (-) resulta em compressivas e no campo (+) de tração. Portanto, a rotação da fresa com produção de tensões compressivas (sentido antihorário) deve ser privilegiada.
A Figura 2 apresenta o quadro de tensões residuais considerando o posicionamento da fresa. Nesse caso, as tensões compressivas (-) ocorrem para o posicionamento inclinado da fresa.
Os riscos na operação de têmpera do processo térmico de um aço são reduzidos na situação de tensões compressivas induzidas na operação de usinagem
Projetista, lembre-se, você também tem responsabilidade na produção dos melhores resultados no processo térmico de têmpera do aço de um molde, matriz, ferramenta, ou peça.
Comentários
Postar um comentário