Prazer em pedalar

Pedalar e pedalar se descobre pedalando. É uma saudável arte.
Descobri o prazer de pedalar um pouco tarde, assim como o esporte tênis. Felizmente, já pratico o tênis há quase 15 anos, mas como teria sido bom se descoberto em tenra idade?!
Não se poderia escrever sobre "pedalar" sem experimentar e sentir todas as vibrações desse meio singular de deslocamento. Singular porque simples, sem impacto no meio ambiente e saudável. A harmonia entre a solicitação mecânica e a melhor marcha conforme a topografia da superfície de rodagem torna especial o prazer de pedalar. E pedalar é simples, não requer técnica especial, se costuma desenvolver quando ainda criança e conforme os anos avançam, infelizmente, seria rapidamente abandonado e trocado por meios de transporte público (ônibus) e,ou, privado (automóvel). A bicicleta sofreu uma evolução técnica fantástica desde a minha primeira bicicleta anos sessenta / setenta quando a utilizava para o deslocamento entre a fazenda onde morava (Dracena,SP) e a escola (primário). Pedalava apenas dez quilômetros, ida e volta, e lembro que experimentava boa sensação. Uma pena que à época era uma bicicleta sem marchas...
Hoje as bicicletas sofreram fantástica evolução técnica. A relação "coroa / engrenagem" evoluiu para proporcionar conforto menor desgaste, "quadros" (chassis) leves - aluminio, fibra de carbono -, correntes mais resistentes, pedaleiras e bancos adaptados para cada tipo de Pessoa. A operação para trocar uma câmera furada é muito rápida, simples, sem complicação. Existem bicicletas que podem valer mais que um carro popular 1.0 em razão da tecnologia empregada na fabricação.
Além do prazer de pedalar se poderia agregar uma importante opção para o cidadão das grandes cidades que convivem com os congestionamentos diários de automóveis. Infelizmente, a administração pública ainda não percebeu a vantagem de se construir ciclovias e mesmo desenvolver um projeto para disponibilizar bicicletas de aluguel em pontos estratégicos da cidade como adotam com sucesso as maiores cidades européias. Caberia ao cidadão explorar esse saudável e prazeroso meio de transporte para impor uma nova e necessária realidade às cidades. Concluindo, venha, venha você também para essa prazerosa arte de pedalar.

Comentários

Postagens mais visitadas