"Haikai 俳句" Técnico Ensaio de Tração
Devido às vantagens de fornecer dados facilmente quantitativos das características dos materiais o Ensaio de Tração é amplamente utilizado na indústria. O ensaio consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. As deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o corpo da amostra até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio, além disso, é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante o ensaio e permitir medir satisfatoriamente a resistência do material.
Propriedades estáticas.
Ensaio de tração: comumente utilizado para determinar os parâmetros fundamentais que caracterizam o comportamento mecânico do material ensaiado. Esses parâmetros são utilizados para o projeto do produto, controle de qualidade do material e determinação das melhores condições de fabricação.
Corpo de prova (aço)
A Figura ao lado ilustra o aparato utilizado para o ensaio de tração com o detalhe do corpo de prova durante a realização do ensaio
Para o ensaio de tração podem ser definidos:
• Resistência à tração: (LR) Limite de Resistência à Tração é a máxima tensão de tração que pode ser suportada sem ocorrência de fratura;
• Limite de escoamento: (LE) Tensão necessária para iniciar a deformação plástica de um material sob tração;
• Módulo de elasticidade: (E), constante do material que relaciona a “tensão e deformação”. Ferro “E” ~ 210 GPa; Ligas de Alumínio: ~74,2 GPa
• Ductilidade: Capacidade do material deformar plasticamente sem sofrer fratura
• Resiliência: Capacidade do material em absorver energia quando deformado elasticamente;
• Tenacidade: Quantidade de energia absorvida pelo material à medida que se fratura.
O que interessa para a determinação das propriedades do material ensaiado é a relação entre Tensão (σ) e a Deformação (%). Na fase “elástica” os metais obedecem a “Lei de Hooke” onde as deformações são diretamente proporcionais às tensões aplicadas. A constante de proporcionalidade “E” é o Módulo de Elasticidade, ou módulo de Young, que fornece indicação da “rigidez do material”, sendo maior, menor a deformação elástica resultante de aplicação de uma tensão. A tensão corresponde à força dividida pela área da seção sobre a qual a força é aplicada permite construir o gráfico desse ensaio conhecido como “Tensão-Deformação”.
Propriedades estáticas.
Ensaio de tração: comumente utilizado para determinar os parâmetros fundamentais que caracterizam o comportamento mecânico do material ensaiado. Esses parâmetros são utilizados para o projeto do produto, controle de qualidade do material e determinação das melhores condições de fabricação.
Corpo de prova (aço)
A Figura ao lado ilustra o aparato utilizado para o ensaio de tração com o detalhe do corpo de prova durante a realização do ensaio
Para o ensaio de tração podem ser definidos:
• Resistência à tração: (LR) Limite de Resistência à Tração é a máxima tensão de tração que pode ser suportada sem ocorrência de fratura;
• Limite de escoamento: (LE) Tensão necessária para iniciar a deformação plástica de um material sob tração;
• Módulo de elasticidade: (E), constante do material que relaciona a “tensão e deformação”. Ferro “E” ~ 210 GPa; Ligas de Alumínio: ~74,2 GPa
• Ductilidade: Capacidade do material deformar plasticamente sem sofrer fratura
• Resiliência: Capacidade do material em absorver energia quando deformado elasticamente;
• Tenacidade: Quantidade de energia absorvida pelo material à medida que se fratura.
O que interessa para a determinação das propriedades do material ensaiado é a relação entre Tensão (σ) e a Deformação (%). Na fase “elástica” os metais obedecem a “Lei de Hooke” onde as deformações são diretamente proporcionais às tensões aplicadas. A constante de proporcionalidade “E” é o Módulo de Elasticidade, ou módulo de Young, que fornece indicação da “rigidez do material”, sendo maior, menor a deformação elástica resultante de aplicação de uma tensão. A tensão corresponde à força dividida pela área da seção sobre a qual a força é aplicada permite construir o gráfico desse ensaio conhecido como “Tensão-Deformação”.
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