Copa, JB (Joaquim Barbosa) e Rubens Paiva

As últimas semanas foram intensas na política, justiça, economia e esporte. O Brasil ferve! A política vive o momento eleitoral de grande tensão com chances reais de candidato de oposição chegar lá. Oposição também ruim, pois com a mesma mentalidade, nuances, cores do PT. Nada diferente. O PT está no poder há oito (8) anos e precisa cair fora, além da maior decepção para o brasileiro/a que acreditou na possibilidade de se fazer política "diferente", com respeito à ética e construir um país mais justo. A única e maior diferença foi não "ser diferente" e mostrar que é possível ser pior, pois agora apenas boa "boquinha" (já dizia Brizola) de sindicalistas ávidos de poder. E a notícia, mais uma vez, de aliança com Maluf estampada nas páginas dos principais jornais é o máximo do (coerente) "non sense". E daí que brasileiros e brasileiras sintam nojo? Vale tudo por conta de 1 minuto na TV. Certamente não foi para isso que muitos votaram e colocaram o PT no poder.  
E em relação à reeleição, sou contra. Isso é resultado de FHC-PSDC que também jogou na lata de lixo a ética e logrou sucesso comprando votos (mensalão PSDB) de congressistas. Sou contra a reeleição e a obrigação de votar, pois votar é direito. Aliás, nas últimas eleições tenho mantido presença às urnas por conta de agenda de viagens ao exterior, caso contrário não votaria para chancelar políticos / partidos sem representatividade. O Brasil precisa de urgentes e profundas reformas: política, tributária, previdenciária e administrativa.
Na Justiça, o grande lance foi patrocinado pelo Presidente do STF -Supremo Tribunal Federal- ministro Joaquim Barbosa que anunciou (gorda) aposentadoria precoce. Vai receber R$30 mil mensal e talvez gozar vida no apartamento em Miami!? O ministro entrou para a história ao lograr êxito em concluir a famosa ação penal 470 conhecida como "mensalão", levando para a cadeia proeminentes políticos de vários partidos. Os políticos do PT são os de maior evidência porque todos com histórico de luta contra a ditadura e pela reconstrução da democracia. Outros políticos e empresários apenas se locupletaram com o dinheiro público. O "mensalão" veio à superfície somente porque alguns ainda não se sentiam satisfeitos com o rateio, caso do deputado "dedo-duro" Roberto Jefferson que denunciou a festa em tentativa de chantagem, mas o tiro saiu pela culatra, pois não contava com a firme determinação, quase religiosa, do ministro JB. O julgamento contou com a tese do "domínio do fato" para levar todos à cadeia. E isso é bastante discutível.... Mas nesse "mensalão" do PT faltaria muito mais gente como, por exemplo, "mensalão PSDB", Maluf, Sarney e muitos outros políticos. JB conduziu com mão de ferro e em muitos momentos ultrapassou os limites da boa convivência democrática. Faz bem em se aposentar, pois a democracia dispensa líderes autoritários. De qualquer maneira garante um lugar na história e fez bem ao Brasil.
Uma boa notícia é de que alguns milicos da ditadura finalmente devem ser colocados no banco dos réus pelo assassinato do deputado Rubens Paiva. Lamentável que isso ocorra 40 anos depois. A (covarde) instituição militar brasileira ainda deve muitas explicações à sociedade brasileira.
A economia em 2014 segue em ritmo quase parando. O crescimento do PIB é fraquinho e nada indica que até o fim do ano possa sofrer algum abalo capaz de dinamizar. Enquanto isso, a Copa que começa em 10 dias, segue em compasso de abalos a cada dia e falta de entusiasmo. Aqui e ali declarações estapafúrdias como a de Ronaldo, ex-jogador da seleção, expondo a síndrome do vira-lata. Não se percebe a população entusiasmada com a seleção brasileira, pelo contrário, cresce a campanha de que a Copa pode acontecer, mas com dificuldades. A gigantesca mobilização de junho de 2013 quer se fazer presente com protestos denunciando os contrastes de uma copa milionária (para a Fifa), corrupção e a realidade dos péssimos serviços públicos. Será um bom susto aos políticos, mas lograria bons resultados em outubro, eleição, para promover mudanças significativas? Torço para os melhores resultados no futuro breve. Eu apoio esse movimento, pois o Brasil precisa mesmo de uma boa "sacudida". O meu protesto será ignorar a Copa, "sorry seleção brasileira". E assim segue o Brasil...


Comentários

Postagens mais visitadas