Caminho Central de Compostela

Fim de setembro e primeira quinzena de outubro, 2015, Iara, companheira, e eu, realizamos o Caminho Central de Santiago de Compostela. Iara, peregrina, realizou o percurso Porto-Santiago de Compostela a pé, totalizando 260 km em 13 dias. E eu, bicigrino, realizei o trecho Lisboa-Coimbra-Porto-Valença do Minho e Santiago de Compostela em bicicleta, totalizando 705 km.
O meu caminho começou em Lisboa na companhia de três ciclistas, sendo brasileiros de São Paulo (Datti) e de Campinas,SP (Leonardo), e outro espanhol da ilha das Canárias. Nós, brasileiros, tínhamos 15 dias para realizar as pedaladas, enquanto o espanhol apenas 9 dias. Todos completaram com sucesso o planejado, sendo que o espanhol largou à frente depois da cidade chamada Santarém. O nosso projeto de pedaladas consistia de apreciar os lugares, conversar com as Pessoas pelo caminho, realizar fotos, videos e fazer, em média, 55 km/dia.
Cruzei o Caminho com a Iara quando na trilha próximo à cidade Padron, Galícia, a 25 km de Santiago, e no dia seguinte, caminhamos juntos (eu empurrando a bicicleta) na companhia de vários peregrinos: portugueses, espanhóis, franceses e alemães.
O Caminho Central Português é realizado quase 80% em trilhas muito bem sinalizadas por setas amarelas e, ou conchas, símbolo de Santiago de Compostela. Essas trilhas acompanham, aproximadamente, as estradas vicinais que ligam cada cidade. Em dado momento, quando próximo de alguma cidade, ou aldeia, pode cruzar e, ou, caminhar por alguns metros, ou quilômetros, pela estrada vicinal. As estradas vicinais são evitadas e isto torna a viagem muito mais saborosa, agradável e segura. E os Peregrinos / Bicigrinos quando se encontram trocam a saudação "Bom Caminho".
O Caminho português revelou um Portugal que não conhecia, apesar de terceira viagem a este país. Mostrou um Portugal de belas paisagens, harmoniosa arquitetura antigo-moderno, belas aldeias, áreas produtivas de uvas, pêssegos, maçãs,e outras frutas, um português gentil, generoso e de respeito ao ciclistas quando em estradas vicinais. E também uma surpresa revelar que o custo de vida pode ser mais barato que o Brasil. A hospedagem em albergues públicos e hostels de alta qualidade - quartos, banheiros e cozinha compartilhados e limpos - com preços oscilando de E$5 a E$17. E comida nos restaurantes próximos aos albergues e hostels de preços entre E$7 a E$10, que consiste basicamente de primeiro e segundo pratos, acompanhado de água e sobremesa, ou café expresso. Quando acompanhado de cerveja, ou vinho, acrescia E$1 a E$3. Realmente causou espanto, grata surpresa, o fato de hospedagem e comida de boa qualidade com preços inferiores ao que se pagaria no Brasil. E maior surpresa ainda é realizar todo o caminho - seja a pé, ou de bicicleta - em total segurança. Cruzei com o primeiro carro de polícia quando próximo da fronteira de Portugal e Espanha. Jamais se poderia realizar um caminho parecido no Brasil sem correr elevado risco de assalto.
Santiago de Compostela foi alcançada no 13° dia numa bela manhã de sol, mas temperatura caindo para 12 °C, e à tarde começando uma chuva. Em Santiago nos abrigamos no albergue público chamado "Seminário Menor", localizado a 400 m, aproximadamente, do Centro Histórico da cidade. Esse "Seminário Menor" é uma grande construção do século XVII que produziu padres para toda a Europa e Américas em momentos áureos e hoje serve para abrigar mais de 300 Peregrinos. Tem uma excelente infraestrutura para hospedar com razoável conforto e uma boa cozinha e lavanderia comunitários com pequeno mercado. Enfim, a hospedagem nada deve à todas as outras encontradas pelo Caminho, sendo que selecionaria os melhores albergues de Porto, Rubiães, Valença do Minho e Pontevedra. E os melhores hostels: Santarém, Tomar e Vila do Conde. Aliás, em Vila do Conde, hostel com decoração de muito bom gosto trazendo várias inscrições e frases bem humoradas nas paredes de quartos, corredores e cozinha. No meu quarto tinha um desenho em toda a extensão da parede com as figuras de Cristo, Marx e Einstein, e acima de cada um as inscrições: "everything is love", "everything is money" e, finalmente, Einstein, "everything is relative".
Em Santiago de Compostela, no 15° dia, embarcamos em avião para Milano, Itália, encerrando a aventura. Uma bela e prazerosa aventura.
O Caminho San Jean, França, será a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas