O público e o privado para Palocci, Políticos e Agentes Públicos

O público e o privado são amiúde confundidos na esfera da administração pública e na sociedade. Essa surpreendente situação se repete na esfera da administração pública e privada sem que se vislumbre um basta no horizonte. Apesar do conhecimento das normas para a boa ética não se hesitaria em ultrapassar os limites desta quando a oportunidade se apresenta. Esse cotidiano exercício parece não ter fim...!? Palocci, muitos políticos e agentes públicos e parte da sociedade brasileira são metáforas dessa atávica necessidade da adoção de práticas que confundem o público e o privado para promover benefícios privados. São vícios privados que não produzem benefícios públicos.
A sociedade brasileira paga um preço muito alto, em termos de péssimos serviços públicos para saúde, educação, transporte, segurança, infraestrutura, etc...Os corruptos na administração pública tem um apetite insaciável...Não tem escrúpulos sequer em desviar recursos públicos de merenda escolar e da saúde. Quantos brasileiros e brasileiras morrem por conta de muitos agentes públicos e políticos que não enxergam diferenças entre o público e o privado? A sociedade precisaria se educar para melhor compreender o que é público e o privado de maneira a não tolerar benefícios privados provenientes de recursos públicos.
Essa situação de descalabro revoltante arrefeceria com um Estado ligeiramente fraco e Cidadão forte mediante exercício contínuo da cidadania, feixe de Direitos e Deveres sociais, econômicos, políticos e culturais da Pessoa. Exercitar cidadania e democracia dá um trabalho danado, exige esforços contínuos, e a sociedade parece adormecida, tolerante com as condenáveis práticas públicas e privadas sob a ótica da boa ética.

Comentários

Postagens mais visitadas