Rota Marcia Prado

Rota Marcia Prado, opções 60 e 100 km. Dessa vez, sábado,10, eu e Iara estávamos lá, mas na rota 60. Em 2012, rota 100. A rota Marcia Prado tem como ponto inicial a Ciclovia da Marginal Pinheiro junto a estação Vila Olímpia da CPTM, passando pela APA ( Área de Proteção Ambiental) Bororé - Colônia, São Bernardo do Campo, Parque da Serra do Mar, Cubatão e Santos. Todos os trechos são belos, sendo o da Serra do Mar em meio a Mata Atlântica espetacular e mais exuberante ainda em razão da chuva. Isso mesmo, realizamos 40 km de pedalas sob chuva, sendo apenas 20 km restantes, área de Cubatão e Santos sem chuva, com a presença do sol.
Brevemente, o nome Marcia Prado é homenagem a esta ciclista ativista do movimento "Ciclotransporte" e ambiental - vide "site" < http://www.ciclobr.com.br > -, morta por atropelamento em 2009 quando pedalava na Av.Paulista,São Paulo. Marcia e amigos desenvolveram a rota de São Paulo - Santos para se tornar rota oficial dos ciclistas rumo a cidade de Santos,SP, porém há resistências do Estado (DNER) e Ecovias.
Acordar as 03h00 da manhã, madrugada de sábado de chuva copiosa em Campinas,SP, seguir em ônibus fretados para São Paulo e na via Imigrantes negociar com a polícia rodoviária para liberar e prestar serviço de suporte técnico aos ciclistas nas pedaladas no pequeno trecho de 10 km na via Imigrantes até a entrada da Serra do Mar mostra a disposição de luta de centenas destes que saíram das cidades de São Paulo, Jundiaí, Campinas, Sorocaba, Limeira e Rio Claro para tornar a Rota Marcia Prado oficial, segura, com todo o suporte do Estado. Um "bando de loucos" que não é de "corintianos", mas de determinados cidadãos "cicloativistas" que levantam a bandeira pela Rota Marcia Prado.
Caberia um especial elogio ao ciclista ativista Eduardo Gomes, grupo "Domingueiras", Campinas,SP, engajado nessa nobre causa de tornar oficial a rota Marcia Prado. Bravo, Eduardo!

Comentários

  1. Fala João!

    Hoje no churrasco do Domingueiras o pessoal comentou que gostou bastante deste pedal. Disseram ainda que tinha uma infinidade de bikes descendo para Santos e que novamente tiveram que negociar a descida com a policia... Lamentável né...

    Mas é isso ai, ano que vem estou com vocês!

    Abraços,
    Denis

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas