A eleição de Dilma, 2014

A disputadíssima eleição Dilma x Aécio resultou na vitória apertada desta. Muitos "petistas" e talvez "ex-petistas", eu incluso, tenham votado na Dilma por rejeição visceral ao PSDB. Provavelmente um voto desanimado e sem a convicção anterior. As denúncias do doleiro Yoself preso na operação "lava jato" de corrupção na Petrobrás reproduzidas na revista Veja três dias antes da eleição quase faz a vitória de Dilma escorrer pelo "ladrão". Os/as eleitores/as de Aécio foram tomados por uma sensação de luto e nas redes sociais brotaram toda sorte de manifestações, a maioria preconceituosa e racista. Até passeata na Av.Paulista, São Paulo,SP, com um "Fora Dilma" e alguns imbecis e desprezíveis portando faixas "SOS Forças Armadas". Para esses a democracia não tem valor algum.
A inabilidade de Dilma na condução da economia produziu descrédito na capacidade de fazer a economia retomar crescimento. Uma vez eleita precisaria retomar a confiança de todos, mas não será fácil atender às demandas do mercado financeiro e as sociais. A administração com vistas a harmonizar interesses conflitantes exigirá muita disposição e imaginação. A indústria, literalmente, definha, enquanto bancos declaram lucros fantásticos, sendo alguns deles denunciados com operações em paraísos fiscais para produzir a denominada "elisão fiscal".
A decantada Reforma Política precisaria ocorrer para criar um melhor ambiente da representação política e promover outras importantes reformas. Parodiando o FHC, do jeito que está "assim não dá; assim não pode". E avançar, mas sem perseguir de maneira açodada um desenvolvimento que nos tornaria cegos ao apocalipse à frente.

Comentários

Postagens mais visitadas