Corrupção

Corrupção acompanha a história da evolução humana desde sempre, mas isto não justificaria lançar mão dela para obter vantagens. Em determinadas situações onde a preservação da espécie poderia estar comprometida a corrupção poderia se manifestar espontaneamente como fato de defesa. A palavra corrupção, do latim “corruptione”, está associada a várias situações nada agradáveis, tais como decomposição, putrefação, depravação, desmoralização, devassidão, sedução e, por último, a que mais causa indignação para todos, suborno. Suborno e depravação se aplicaria muito bem para retratar a atávica visão de que o Estado brasileiro existiria para servir a uma determinada classe da sociedade. Mas a corrupção não é exclusividade da relação Privado-Estado, mas também no microcosmo das relações interpessoais. Sabemos que existem muitas minis situações onde exercitaríamos a corrupção e considerar até natural, por exemplo, utilizar-se de recursos para furar uma fila, dirigir o veículo pela margem da rodovia quando congestionada, presentear um comprador de empresa para obter vantagens numa negociação e outros pequenos delitos. Posso adiantar que rejeito esse comportamento e já corri riscos quando tentei denunciá-los.
No Brasil é sabido que desde o início de descoberta e ocupação a corrupção fez parte da história. O Estado brasileiro sempre formatado para atender aos interesses de uma elite dominante que considera este como o grande provedor e quando não bem atendido se utiliza de meios ilícitos. Sem querer fazer análise sociológica que não teria competência para tanto, queria comentar as registrar as recentes denúncias de corrupção que vemos cada vez mais surgirem na mídia impressa, TV e redes sociais.
Nas redes sociais – facebook, twitter, e-mail, linkedin, etc...- vemos manifestações furiosas, algumas até preconceituosas, de indignação e, na maioria, dirigidas ao partido no poder, o PT. O PT realmente merece essa forte reação, pois construiu uma história de afirmação da democracia com a perspectiva de que seria possível fazer política diferente, de romper com o status quo de uso do Estado em benefício próprio. E quando chega ao poder, para surpresa e decepção geral, ao invés de manter a coerência política e ética não hesitou em aderir e se utilizar de meios espúrios para poder desenvolver um programa de governo. Esse programa até produziu bons resultados, mas como todos sabemos "os meios nãos justificam os fins". É preciso muita coragem para romper paradigmas. Assim, essa seria a grande decepção com esse partido, mas é injusto atribuir ao PT as diversas denúncias de corrupção, tais como Petrobras, Agricultura, Transporte, Saúde, etc...
A corrupção que vemos surgir hoje é resultado de processo de construção da democracia. O grande mérito da sociedade em tomar conhecimento de tantas denúncias de corrupção estaria no fortalecimento da democracia com instituições de espírito republicano como o Ministério Público e Polícia Federal, por exemplo. As instituições são de Pessoas formadas num ambiente cada vez mais democrático, transparente, cientes de Direitos e Deveres, valores republicanos que afirmam e expandem a cidadania. Ainda teríamos muito para avançar na cidadania, pois como exemplo de retrocesso recente é o caso de um magistrado no Estado do Rio de Janeiro que dirigia um carro sem licença de habilitação quando parado numa blitz. E ao ter o carro detido para reboque, numa tentativa de frustrar o intento, reagiu que era um magistrado, ao que a agente pública retrucou dizendo "juiz não é Deus". Esse juiz processou essa agente e, dois mais anos mais tarde, esta punida com uma indenização por injúria de R$5.000,00. Esse é o Brasil que todos, com certeza, queremos ver enterrado!
 A corrupção não vai acabar nesse, ou quaisquer outros governos futuros, mas com a expansão da cidadania esta encontraria um terreno cada vez menos fértil para se desenvolver.
Concluindo, todos torcemos para que as recentes denuncias de corrupção de valores da ordem de bilhões de reais resultem em punições severas, principalmente as pecuniárias. 

Comentários

Postagens mais visitadas