Crepúsculo de uma empresa

2015 o Brasil sofre com o marasmo político e econômico.
Na política temos o avanço dos setores conservadores desenvolvendo uma agenda anacrônica na Câmara dos Deputados. Esse segmento, principalmente os da chamada "bancada evangélica", aprova projetos, alguns constitucionais, como é o caso da redução da maioridade penal, expressando vontades e valores morais de ordem pessoal, religiosa, e não do país.Visão política tacanha e oportunista.
Na economia, governo esperneando para aprovar projetos de "ajustes econômicos" na Câmara na expectativa de corrigir erros (!?) da gestão do governo anterior que privilegiou o consumo para transferir renda e inclusão, não realizando investimentos, principalmente, em educação, saúde e infraestruturas. As medidas econômicas de ajustes aprovadas já produzem efeitos como incremento de juros, aumento de desemprego e redução da demanda (consumo) com a perspectiva de que estas medidas surtam os efeitos desejados. São medidas conhecidas do povo brasileiro que conhece o resultado penoso destas cair somente sobre o seu lombo e não produzir os melhores resultados.
Além disso, paira no ar o espectro do impeachment da Presidente (com "e") em razão de "pedaladas fiscais" no fim do governo 2014 e, principalmente, das bombas lançadas pela operação "Lava Jato", ou "Petrolão", que desnudam as vergonhosas e corruptas relações Estado com o setor privado. E confirma que o partido político de sustentação do governo Dilma (PT) há muito tempo deixou de lado o projeto político de progresso, avanço político,ética, trocado pelo projeto de poder. Poder que pode escapar rapidamente e dificilmente retornar, pois a credibilidade do PT está na sarjeta.
E nisso tudo, recebo com consternação a notícia de empresa estrangeira que adquiriu uma empresa brasileira em 2006, Brasimet, líder de mercado na arte dos processos térmicos para terceiros, aliás onde trabalhei por 12 anos, sendo esta uma "escola" para mim, desistir do Brasil em 2015. O grupo inglês Bodycote de grande presença no continente europeu que comprou a Brasimet não logrou exito em manter a tradição desta. Colaboradores perdem empregos e investidores estrangeiros certamente podem adiar investimentos quando tomam conhecimento dessa desistência. Compreensível esse desfecho melancólico quando o macroambiente mostra custos crescentes, demanda encolhendo, produtividade baixa e resultados financeiros pífios. As empresas brasileiras desse setor industrial, entre estas a empresa onde trabalho (Isoflama), podem se beneficiar a curto prazo da saída da Bodycote do mercado, mas no longo prazo o Brasil perde.

Comentários

Postagens mais visitadas