"Haikai 俳句" Técnico Nº012 - Rugosidade e Nitretação

Estudo realizado para conhecer o comportamento da Rugosidade (Rz) na superfície de um aço ao carbono hipoeutetóide submetido a três distintos processos de Nitretação e em diferentes condições de polimento da superfície:
• Líquido (banho de sal fundido);
• Gás Amônia (NH3); e
• Plasma (iônica por plasma).
Os processos de nitretação utilizados nesse estudo foram desenvolvidos para se obter a mesma espessura de camada branca, qual seja de 0,010 mm. A superfície das amostras antes da nitretação sofreu polimentos em Lixa d´Água 120, 320 e 600; Pasta de Diamante 1 e 6 µm; e Alumina (Al2O3). Os resultados desse estudo mostram que a nitretação líquida apresenta o maior incremento na rugosidade original, podendo alcançar até 5 vezes o valor original; e, na outra extremidade, a nitretação iônica por plasma com o menor impacto. A nitretação a gás mostrou comportamento para a rugosidade próxima do processo iônica por plasma”, como mostrado nessa Figura[1].
Esse estudo desenvolvido para essas amostras de aço confirma que a Rugosidade pode sofrer maior, ou menor, alteração dependendo das condições de preparação da superfície – polimento – anterior ao processo de nitretação e da tecnologia empregada.
[1] – TMS Tecnologia de Materiais e Superfícies. Vatavuk, J; Vendramim, JC; e Bloem, LA

Comentários

Postagens mais visitadas