Invasão da USP e Corrupção

Depois de assembléia em que maioria dos estudantes USP votou pela permanência da polícia no campus, uma minoria, "grupelho" de visão histórica e conceitual nanica, não aceitou e optou levar adiante o protesto invadindo a reitoria. O resultado final foi o confronto com a polícia na segunda-feira,7, para cumprir ordem judicial de retirada dos estudantes da reitoria. Perfeito!
À minha época de estudante universitário, tempos cinzentos, de ditadura militar, a manutenção do único espaço para a livre circulação de idéias e movimentos era o campus da universidade. E naquela época se justificativa defender a liberdade do campus que se queria estender para o resto da sociedade. O campus era o lugar de construção da resistência à ditadura militar que não media esforços para prender e assassinar estudantes (vide caso Alexandre Vannuchi). Nos dias atuais vivemos uma democracia e temos outros desafios que seriam a afirmação e expansão da cidadania. Os estudantes deveriam se organizar para serem a "ponta de lança" (como se recorria a esta expressão nos anos setenta) para assuntos que minam a democracia, tais como a Corrupção na administração pública, a necessidade de Reformas na organização política, na injusta legislação tributária, educação e saúde.
A questão da PM estar, ou não, presente no campus seria menor para o movimento estudantil. A Segurança Pública precisa estar presente em todos os lugares para defender o cidadão. Vamos à boa luta, companheiros!

Comentários

Postagens mais visitadas