Haikai 俳句" Técnico 026 Seleção de aço e TT

Parodiando uma breve preleção que se ouvia de comissária de bordo de uma companhia de avião quando este taxiava ao final da pista do aeroporto depois de concluído o voo que anunciava ao microfone para todos os passageiros: “sabemos que a escolha da companhia aérea é uma opção do cliente... e blá blá blá......”...a mesma se poderia aplicar para a seleção do aço e o tratamento térmico.........”Sabe-se que a seleção do aço no cardápio de aços dos fabricantes e das empresas no mercado que podem modificar as propriedades mecânicas por têmpera e revenimentos é uma opção do Projetista e Comprador, mas isto deve estar bem fundamentado tecnicamente”.
Por exemplo, para o Projetista, recomendar-se-ia examinar cuidadosamente:
 Projeto: rotas de usinagem; furos, diâmetros, quantidade e paredes de canais de refrigeração; geometria da figura; variação de forma; cantos vivos; furos; etc...;
 Ciclo (tempo) de injeção; capacidade de injeção; desmoldantes;
 Tipo de liga a ser injetada; tempo de solidificação por tipo de liga; temperatura de cada liga; propriedades físicas;
 Qualidade (fabricação) e propriedades mecânicas e físicas do aço;
 Processo de fundição; máquina adequada para o projeto.
E o responsável pela compra do serviço de Têmpera e Revenimentos:
 Tecnologia de aquecimento e resfriamento confiáveis; “know-how”; e
 Rastreabilidade; registros indeléveis de parâmetros de processos; suporte técnico; prazo; confiança técnica; etc...
A Tabela abaixo reune as principais propriedades mecânicas e físicas dos aços extraídas dos “folders” técnicos dos extensos cardápios dos fabricantes de aços para ajudar o Projetista a selecionar o(s) aço(s)que melhor caberia(m) para cada projeto de molde. Lembrando que deve obedecer às recomendações citadas acima.

Comentários

Postagens mais visitadas