9 de dezembro, dia internacional contra a corrupção
A data de 9 de dezembro foi instituída pela Convenção das Nações Unidas e ratificada por diversos países na cidade de Mérida, México, com o propósito de fortalecer a cooperação internacional na ampliação da prevenção e combate da corrupção em todo o mundo. O dia 9 de dezembro é sugestão da delegação brasileira nessa cidade.
"Mensagem do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moonn: "
"A corrupção é uma ameaça ao desenvolvimento, à democracia e à estabilidade. Distorce os mercados, trava o crescimento econômico e desencoraja o investimento estrangeiro. Corrói os serviços públicos e a confiança nos funcionários. Contribui para a degradação do ambiente e põe em perigo a saúde pública, ao permitir a descarga ilegal de resíduos perigosos e a produção e distribuição de medicamentos falsificados."
Em dezembro de 2012 o Brasil experimenta momentos emblemáticos com o julgamento do "mensalão" de políticos com extensa vida dedicada à luta pelas "liberdade democráticas" no período da ditadura, mas quando alcançaram o poder se lambuzaram ao não hesitar em rasgar conceitos éticos que nutriam boa parte dos brasileiros e brasileiras engajados na crença de que a política poderia ser exercida com ética. É uma irônica e triste contradição. Fizeram muitos acreditar que seriam "diferentes", mas não eram, pois cederam facilmente aos apelos do poder na tentativa "parcialmente" frustrada de "aparelhamento do Estado". Imaginavam-se iluminados para ditar condutas, tutelar e realizar aquilo que considerariam o melhor para todos. E hoje tem-se a Policia Federal, única instituição que parece sintonizada com a "re-pública", operando para desmontar os vários nichos "aparelhos". É estarrecedor o tamanho desse câncer no Estado que precisa ser debelado de maneira exemplar para realmente mostrar que quem quiser se aventurar por esses tortuosos caminhos saber que a "lâmina de Dámocles" está pendurada por um fino fio sobre o pescoço.
Corrupção, não dá prá aceitar! Crime hediondo!
Comentários
Postar um comentário